História do GEFA

História do GEFA

HISTÓRIA DO GEFA    A História do GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS começou no dia 14 de Julho...

História do GEFA

HISTÓRIA DO GEFA

 

 A História do GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS começou no dia 14 de Julho de 2012.     

Uma parceria entre a ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA AMIGOS DOS ANIMAIS - ASSEAMA, de São Paulo, e a Sociedade Espírita Antônio de Pádua de Sorocaba (Centro Espírita que abrigou o trabalho no   início), proporcionou aos interessados no assunto a conhecer um pouco mais sobre a espiritualidade dos animais, por meio de um seminário, que durou o dia inteiro, inclusive com almoço vegano.

 

  

Nascia ali o desejo de se criar, em Sorocaba, um trabalho semelhante. Após algum tempo, outros contatos foram realizados, dessa vez com o Grupo Nossos Irmãos Animais, discípulos do médico veterinário Marcel Benedeti, e que realizam um trabalho de assistência aos animais no Grupo Espírita Auta de Souza.

Depois disso, foram feitos os primeiros contatos com as pessoas que participaram do Seminário. Até que no dia 13 de Fevereiro de 2013, foi realizada a 1ª reunião com os interessados.

 

 

 

Foi criado então um Grupo de Estudos, que teve sua 1ª aula no dia 14 de Março de 2013. A intenção era entender melhor a questão da Espiritualidade dos Animais. Recomendou-se aos interessados em participar desse grupo que já tivessem um conhecimento prévio da Doutrina Espírita, além, é claro, gostar de animais, não só os domésticos, como cães e gatos, mas TODOS OS SERES DA CRIAÇÃO.
Nos primeiros meses, os encontros eram realizados de forma intercalada, as quartas e quintas-feiras, das 20h às 21h.

 

 

 

Os participantes do Grupo contaram com um material de estudo (duas apostilas), fornecidas gentilmente pelo Grupo Nossos Irmãos Animais. 

 

 

 

 

 

 

 

VISITA A OUTROS CENTROS ESPÍRITAS

 Ao longo dos Estudos, o Grupo também visitou outras Casas Espíritas, que já realizavam o trabalho de assistência espiritual aos animais. No dia 29 de abril de 2013, foi visitado o Grupo Espírita Auta de Souza. A Casa realiza, desde 2013, a atividade juntos aos animais e seus respectivos tutores.

 

 

 

 

 

 Já no dia 30 de junho de 2013, foi a vez de conhecer a Colônia Espírita Caminho da Paz, em Piedade. Além dos trabalhos convencionais, o Centro também atendia aos animais que são levados até lá para receber a fluidoterapia, inclusive bois, cavalos, entre outros. 

 

 

 

 

 E ainda, no dia 20 de julho de 2013, a visita foi ao Grupo Fraternal Francisco de Assis, em São Bernardo do Campo. O companheiro Gilberto Marques, responsável pela atividade nesse Centro, recepcionou o pessoal do GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS, explicando todo o funcionamento do trabalho com os irmãos animais. 

 

 

 

 

 

ESTUDOS COMPLEMENTARES

Além do estudo da apostila e livros, outra atividades complementares foram aplicadas ao Grupo. A primeira foi uma palestra sobre Atendimento Fraterno, trabalho muito comum nos Centros Espíritas. O encontro foi no dia 28 de junho de 2013. 

 

 

 

 

 

Já no mês de Julho de 2013, um Curso de Fluidoterapia foi realizado, a pedido do  GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS. Com isso, fechou-se o ciclo para que o trabalho de Atendimento aos Animais pudesse enfim começar. 

 

 

 

 

 

 

INÍCIO DO TRABALHO

O 1º trabalho de Assistência Espiritual aos Animais e Tutores aconteceu no dia 1º de setembro de 2013.
O GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS recepcionou os tutores e seus animais de estimação para assistirem a Palestra, passar pelo Atendimento Fraterno (os tutores) e Fluidoterapia (tutor e animal).

 

 

 

 

1ª formação do GEFA (à época, ainda se chamada Grupo Seap Animais)

 

 

MUDANÇA DE NOME E DE CASA

O GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS iniciou suas atividades nas dependências da Sociedade Espírita Antônio de Pádua, em Sorocaba. Utilizando o nome Seap Animais, o Grupo se desligou em janeiro de 2014. Com isso, surgiu o novo nome, para que esse trabalho pudesse ser levado a qualquer Centro Espírita que se interessasse em abrigar essa atividade.
O Atendimento aos Animais do mês de Fevereiro de 2014 foi realizado no Educandário Bezerra de Menezes.

 

 

 Ainda em fevereiro de 2014, em conversa com a direção do Grupo Fraternal Hilarion de Monte Nebo (Centro Espírita filiado à União Fraternal), ficou acertado a ida do GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS para essa Casa Espírita.

 

 

 

 

NOVA MUDANÇA DE CASA

Em março de 2019, a direção da União Fraternal, entidade federativa ao qual o Grupo Fraternal Hilarion de Monte Nebo era filiada, enviou um comunicado para a direção da Casa solicitando que o GEFA SOROCABA deixasse de realizar suas atividades nas dependências do Centro Espírita. Com isso, após 5 anos de trabalho no Hilarion, foi necessário procurar um novo local para que os Trabalhos de Assistência Espiritual aos Animais continuassem. Surgiu então o convite da Associação Espírita Deus nos Guie, onde o GEFA passou a trabalhar a partir do Maio de 2019.

    último trabalho no Hilarion

 

1º trabalho no Deus nos Guie

 

SEDE PRÓPRIA

Depois de 7 anos de muita luta, o GEFA conseguiu ser um grupo independente. Num esforço de todos os trabalhadores do Grupo, foi alugado um imóvel que servirá de sede para os Trabalhos de Assistência Espiritual aos animais e de outros que ainda serão implantados.

Infelizmente, por conta da pandemia do Coronavírus, ainda não foi possível inaugurar para o público o novo Centro. Por isso, seguimos apenas com atividades online.

 

 

 

 

 

 

Comentários